quinta-feira, 29 de agosto de 2013








Indicações de livros por Ir. Rejane de Paiva, no Encontro das Escolas Dominicanas - dia 29 de agosto/2013




Livros que fomentaram a discussão sobre
 Espiritualidade dominicana.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Indicação de livro: Espiritualidade Dominicana



Espiritualidade Dominicana
Felicísimo Martinez Diez OP

Ordem dos Pregadores www.dominicanos.org.br

"Felicísimo Martinez Diez resgata o projeto funcional da Ordem dos Pregadores idealizado por Domingos de Gusmão e reflete sobre os desafios contemporâneos dos profetas dominicanos.
O traço mais marcante de Felicísimo é a objetividade e clareza de suas observações e reflexões. "... ninguém deve apresentar a sua própria experiência como norma definitiva para a espiritualidade dominicana, Trata-se de uma tarefa corporativa e complexa. Isto significa manter aberta a pergunta sobre a espiritualidade dominicana". Neste contexto o tema se desenvolve, refletindo sobre o carisma, a intuição e a espiritualidade original de São Domingos, uma espiritualidade cristã, de encarnação, cristocêntrica e de evangelização."

Indicação de livro: Jesus Hoje


Jesus hoje
Autor Albert Nolan

O autor, na primeira parte, analisa a fome de espiritualidade que se vive em nosso tempo e a interpreta como verdadeiro sinal dos tempos. Mostra depois, na segunda parte, como o perfil que chegou até nós de Jesus o revela como iniciador de um movimento que contrasta com o clima religioso reinante na sua época, dando origem a uma espiritualidade de redirecionamento do mundo abrangendo toda a vida, desde a cura até a plena realização do ser humano e a realização de um mundo de justiça e de paz.
Na terceira parte, insiste na importância central, para Jesus, da transformação pessoal em vista da comunhão perfeita com Deus, de que trata na quarta e última parte. Traz a ampla bibliografia em inglês.

Indicação de livro: A arte de ser leve


A arte de ser leve 
Leila Ferreira

Tem gente que anda com um enorme bacalhau nas costas. A imagem é usada pela jornalista Leila Ferreira pra descrever aqueles que não conseguem se livrar da carga do mau humor e vão estragando o dia de quem tem o azar de topar-lhes o caminho. Para quem ainda não reconheceu, a autora de A arte de ser leve se inspirou no rótulo de um tônico tradicional, a Emulsão de Scott, que continha o intragável óleo de fígado, e trazia estampado um marinheiro arcado sob o peso do peixe às suas costas. O livro é um antídoto contra os “bacalhaus” que muitas vezes arrastamos pela vida afora.
A autora não pretende em nenhum momento, como a leitura revela, ser a “dona da verdade”, usar de didatismo em receitas fáceis e desgastadas dos livros de autoajuda. Também não quer as complicações acadêmicas. As histórias e impressões vão sendo aos poucos tiradas do cotidiano, da memória, das entrevistas acumuladas em sua carreira com pessoas importantes e dos bate-papos com anônimos.

Educação Religiosa

O que queremos com a Educação Religiosa? Mudar o ser humano. O ser humano que queremos tem valores diferentes. Educar nos valores, que muitas vezes vão na contramão daquilo que é vivido em sociedade é a nossa grande pretensão!
Síntese de todo  trabalho proposto e realizado pela Equipe de Educação!


O que é Religião